Escolas municipais de Hortolândia celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down – Jornal Aqui Paulínia

Escolas municipais de Hortolândia celebram o Dia Internacional da Síndrome de Down – Jornal Aqui Paulínia


Atividades realizadas, nesta sexta-feira (21/03), nas 60 unidades, buscaram conscientizar estudantes e reforçar a importância da inclusão de quem tem a síndrome

Inclusão, empatia e aprendizado. Esta foi a tônica das atividades realizadas nas 60 escolas municipais de Hortolândia, nesta sexta-feira (21/03), para celebrar o Dia Internacional da Síndrome de Down. A data foi instituída pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2012 e reforça a importância de valorizar a vida das pessoas com a síndrome, promovendo a conscientização e a construção de uma sociedade mais inclusiva e acolhedora para todos.

Na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Lourenço Daniel Zanardi (antiga “Viva Mais”), no Jd. Santa Clara do Lago, mais de 230 estudantes do 1º ao 5º ano participaram de atividades organizadas pela professora do AEE (Atendimento Educacional Especializado), Kelly Tamashiro. Ao longo da semana, eles aprenderam sobre a Trissomia do Cromossomo 21, responsável pela síndrome, compreendendo que se trata de uma condição genética e não de uma doença.

Estudantes e professores também aderiram à campanha global Lots of Socks (do inglês, “muitas meias”), usando meias coloridas e trocadas (de cores diferentes). A proposta, que surgiu como uma maneira simbólica de atrair atenção para a data, celebra a diversidade e reforça a mensagem de inclusão, explicou Kelly. 

O dia 21 de março foi escolhido em alusão à trissomia do cromossomo 21, a alteração genética característica da síndrome de Down, marcada por uma terceira cópia desse cromossomo.



Fonte: Jornal Aqui Paulínia

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *