Lições de um empresário e empreendedor social
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Boas práticas sociais e ambientais têm se tornado cada vez mais presentes no ambiente empresarial, seja pelo aumento do nível de consciência dos empreendedores, seja pela pressão dos consumidores.
No caso de Luis Norberto Pascoal, diretor-presidente da DPaschoal, esses valores fazem parte da sua estratégia de negócios há mais de 50 anos. Pascoal é o convidado da Live do Valor desta quarta, dia 1º, às 11h, que será conduzido pela repórter especial Marli Olmos e transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.
Entre as inovações adotadas por esse empresário, que gosta de ser chamado de empreendedor social, uma das que mais chamou a atenção foi a orientação para que vendedores da rede DPaschoal e clientes não trocassem pneus ou peças de carros sem necessidade. Ele também eliminou a comissão de vendedores para evitar que “empurrassem” ao consumidor produtos ou serviços de manutenção.
Aos 16 anos, Pascoal já trabalhava na companhia fundada há 72 anos. Com a morte do pai, aos 23 ele assumiu o comando da empresa. Cursou a “Owner President Management (OPM) de Harvard e administração de empresas na RCS-Wharton.
Ao mundo dos negócios ele adicionou um forte engajamento em projetos sociais, principalmente na área de educação. Mantém uma fundação voltada ao estímulo à leitura e participa de projetos educacionais organizados por entidades como o Insper e o movimento “Todos pela educação”.
Com 3,2 mil funcionários e 163 lojas, a DPasdchoal registrou receita de R$ 1,7 bilhão em 2020 e tem a perspectiva de chegar a R$ 2,1 bilhão este ano. Além dos negócios na área automotiva, o grupo conta com a Daterra, fazenda especializada na produção de café e premiada pelas práticas sustentáveis.
Ao longo de toda a trajetória profissional, Pascoal teve de saber adaptar os negócios às instabilidades econômicas do país. Na Live do Valor o empresário contará como avalia o cenário atual, com os efeitos da pandemia e da crise política na atividade.

