Congresso cerca Marina

Congresso cerca Marina

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=ikC_nz1QLkM[/bmto]

A semana na política foi marcada por uma demonstração de força do Congresso,  em especial do presidente da Câmara,  Artur Lira. Os deputados aprovaram um projeto de conversão a uma medida provisória,  a 1150, que afrouxa completamente as regras para licenciamento de empreendimentos na área da mata Atlântica. 

#políticanasemana #cesarfelicio #marinasilva #senado #camara #arthurlira #lula #congresso #indios #amazonia

Não ficaram nisso. Com apoio dos senadores,  aprovaram uma modificação na MP 1154, a que reorganizou a Esplanada dos Ministérios. O relatório aprovado pela comissão mista esvazia a pasta do Melo Ambiente,  comandada por Marina Silva, do Rede, e deixa sem função o Ministério dos Povos Indígenas,  que perde a incumbência de demarcar terras indígenas,  a razão de ser da pasta de Sônia Guajajara,  do Psol. Também diminuíram o poder do Ministério do Desenvolvimento Agrário,  comandado por Paulo Teixeira, do PT, que terá que dividir tarefas da Conab com a pasta da Agricultura. Tudo isso foi feito com aval do Palácio do Planalto,  diante da perspectiva da MP caducar na virada do mês e a estrutura governamental de Bolsonaro voltar a vigorar.

O enfraquecimento de Marina Silva, Sônia Guajajara e Paulo Teixeira não  chega a ser surpresa , já que os três batem de frente com a poderosa bancada ruralista , majoritária na Câmara.  Mas a ministra do Meio ambiente perdeu pontos no Congresso em função do IBAMA ter negado licença para a Petrobras prospectar petróleo na foz do Amazonas.

Isso enfureceu os parlamentares da região Norte,  embora não seja a primeira vez que autoridade ambiental impede investimentos na região.  Ainda esta semana foi finalmente instalada a CPMI dos atos golpistas.  A presidência ficou com um aliado de Artur Lira, o deputado Artur Maia, do União Brasil. Ele irá ditar o ritmo dos trabalhos. A relatoria ficou com uma aliada do ministro da Justiça Flávio Dino,  a senadora Eliziane Gama. 

Leia mais: https://valor.globo.com/
Veja mais: https://valor.globo.com/videos-valor-economico/

Redes sociais
https://www.instagram.com/valoreconomico/
https://www.facebook.com/valoreconomico

https://www.linkedin.com/company/valoreconomico/mycompany/?viewAsMember=true

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *