Alunos do Projeto Educa Água utilizam robótica para criar "chuveiro inteligente"

Alunos do Projeto Educa Água utilizam robótica para criar "chuveiro inteligente"



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Uma das

ferramentas mais poderosas na preservação do meio ambiente e dos recursos hídricos

de nosso planeta é a educação ambiental. Sabendo disso, o Sistema Autônomo de

Água  Esgotos (Saae) e a Secretaria Municipal

de Educação desenvolvem projetos como o Educa Água, que visa proporcionar aos

alunos uma compreensão da natureza e do nosso papel na sua conservação.

 

Um dos resultados desse apoio à educação

ambiental é o projeto do “chuveiro inteligente” desenvolvido por alunos do 5°

ano da EMEB Prof. João Marinho Filho. Tudo começou com uma visita ao Museu da

Água, onde os alunos puderam aprender mais sobre o consumo da água e os perigos

do seu desperdício. Em sala de aula, os pequenos também entenderam a relação entre

os recursos hídricos e a geração de energia elétrica, uma vez que a maior parte

da eletricidade de nosso país provém das usinas hidrelétricas.

 

Com

todas essas informações, as crianças detectaram um grande vilão do consumo de

água domiciliar: o chuveiro elétrico. Além do consumo da água em si, o

funcionamento desse equipamento demanda uma grande quantidade de eletricidade,

consumindo assim ainda mais água.

 

Os

alunos levaram os temas água e a energia para a aula de robótica, onde

utilizaram peças de Lego para desenvolver uma série de projetos que relacionam

esses dois assuntos. Dessas “invenções” surgiram dois simuladores de “chuveiros

inteligentes”, que são programados para evitar o desperdício de água.

 

Os chuveiros

atuam de forma similar às torneiras de shopping, ou seja, são programados para

liberar ou interromper o fluxo de água conforme a programação, evitando assim o

desperdício em momentos desnecessários – como enquanto nos ensaboamos. Esses projetos

fizeram parte a Feira de Ciências do colégio e foram sucesso entre os

visitantes.

 

Projetos

como o Educa Água são muito valiosos na formação curricular dos alunos, uma vez

que estimula o raciocínio, criatividade e conscientização; além de provar como

essa geração está engajada em criar um convívio harmônico entre a sociedade e o

planeta.



Fonte: Prefeitura de Indaiatuba

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