Medalha inédita: Caio Bonfim conquista prata – 01/08/2024 – Esporte

Medalha inédita: Caio Bonfim conquista prata – 01/08/2024 – Esporte


Em sua quarta presença olímpica, Caio Bonfim, 33, entra para a história do atletismo brasileiro. O atleta conquistou, na madrugada desta quinta-feira (1º) a primeira medalha da marcha atlética brasileira em olimpíadas – e a segunda prata para o time Brasil em Paris 2024.

O atleta, natural de Sobradinho (DF), chegou à última volta com chance real de conquistar o ouro, mas o grande vencedor da prova, o equatoriano Brian Pintado, deu um pique fascinante faltando apenas 1 km para o término do percurso, se afastando de Bonfim e do terceiro colocado, o espanhol Álvaro Martin.

Pintado percorreu os 20 km em 1h18.55. Caio, 1h19.09 e Martin 1h19.11.

Impulsionado pela torcida presente no circuito, montado na praça do Trocadéro, que cruza o rio Sena e passa sob a torre Eiffel, Bonfim se manteve no pelotão de frente do início ao fim da prova. Em algumas ocasiões chegou a liderar, inclusive nos dois últimos quilômetros, ficando muito perto do primeiro ouro brasileiro.

O atleta, no entanto, levou duas faltas seguidas no fim do percurso e ficou pendurado. Ou seja, caso fosse advertido por uma terceira vez, a chance de medalha seria dispensada, haja visto que a punição para sequência de três faltas é a paralisação total do corredor por dois minutos – o que seria mais que suficiente para tirar Bonfim do pódio.

Em razão disso, o atleta teve que adotar uma postura de equilíbrio entre acelerar e não cometer falta. Na marcha atlética, é considerado infração tirar os dois pés do chão simultaneamente.

Com a vitória, o Brasil chega a cinco medalhas, três bronzes e duas pratas.

Também os brasileiros Matheus Correa e Max Batista dos Santos competiram na marcha atlética nesta madrugada e chegaram nas 39ª e 28ª posições, respectivamente.

Após a prova, Caio Bonfim pediu mais apoio ao esporte, que diz ser alvo de zombaria no Brasil, e incentivo aos projetos esportivos.



Fonte: Folha

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *