STJD reverte desclassificações de equipes punidas por irregularidades nos pneus na Stock Car

STJD reverte desclassificações de equipes punidas por irregularidades nos pneus na Stock Car


STJD reverte desclassificações de equipes punidas por irregularidades nos pneus na Stock Car

Etapa de Nova Santa Rita (RS) da Stock Car 2024 ; Velopark

Duda Bairros/Stock Car

O Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD) do Automobilismo reverteu em primeira instância as desclassificações dos carros das equipes TMG e Crown, da Stock Car, por 3 votos a 1. O julgamento avaliou a punição aplicada aos times pelo que Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA) entendeu como irregularidades nos pneus de chuva na etapa do Velopark (RS), em setembro deste ano. Com a decisão, Felipe Massa volta a ser líder após perder o posto com a penalização. Ainda cabe recurso. 

Segundo o site “Motorsport.com”, o mérito da questão sequer chegou a ser julgado, já que questões processuais estavam em inconformidade por parte da CBA. Agora, a Confederação tem três dias para recorrer ao pleno do STJD. 

Entenda suposta irregularidade das duas equipes nos pneus da Stock car

A etapa do Velopark na temporada 2024 da Stock Car foi disputada nos dias 7 e 8 de setembro. Gianluca Petecof venceu a sprint e Felipe Baptista levou a corrida principal. Mas um problema na classificação mudou os resultados daquele final de semana

Os tempos de Rafael Suzuki (TMG) e Enzo Elias (Crown Racing), chamaram a atenção. Chovia em Nova Santa Rita, na região metropolitana de Porto Alegre, e a diferença do pole position Suzuki para o terceiro colocado foi de pouco mais de 0.8s. Enzo foi segundo, quase 0.7s à frente do mesmo adversário.

Esta vantagem nos tempos é bastante incomum na Stock Car, o que levantou suspeitas em outros times.

A CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) recolheu os pneus dos dois carros e também dos respectivos companheiros – Felipe Massa e Felipe Baptista. Vale lembrar que as duas equipes dividem a mesma oficina na cidade de Americana (SP).

As amostras foram enviadas à sede da Hankook, na Coréia do Sul, para inspeção. O laudo ficou pronto no último dia 31 e foi constatada uma adulteração nas características físicas e químicas dos compostos, o que contraria o artigo 15.5 do regulamento técnico da categoria.

Em nota, a TMG assegurou que não utilizou aditivos ou substâncias nos pneus, cumprindo o regulamento técnico. Disse também que conversou com Hankook, CBA e Vicar, a empresa promotora da Stock Car, para esclarecer tecnicamente o que foi feito, e mostrou que o processo não é proibido pelo regulamento.

De acordo com o regulamento da Stock Car, é proibido o uso de substâncias que alterem as características físicas, químicas e mecânicas dos pneus. Sendo assim, Rafael Suzuki, Enzo Elias, Felipe Baptista e Felipe Massa foram desclassificados da etapa do Velopark.

As equipes vão recorrer da decisão. A Crown defende que o processo realizado nos pneus da etapa do Velopark não é expressamente proibido pelo regulamento, e apesar de respeitar a decisão, reforçou que vai entrar com recurso. Segundo as equipes, os quatro pilotos não sabiam dos procedimentos.



Fonte: Band-Uol

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *