Como escolher uma causa

Como escolher uma causa

Quem abre o site do IDIS – Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social encontra um teste curioso: “Descubra sua causa”. Trata-se de uma ferramenta para estimular a reflexão e identificação de causas e indicar alternativas para doação e trabalhos voluntários. O leque é amplo: vai de consumo consciente a inovação social, passando, entre outros, por redução de desigualdades sociais, preservação ambiental e proteção animal.

Esse e outros caminhos possíveis para definição de doações e reconhecimento de parceiros que trabalhem no campo social serão discutidos na segunda-feira, às 16h30, na Live do Valor, que será transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn. As convidadas para debater “Como escolher uma causa?” são Paula Fabiani, CEO do IDIS, instituto que busca orientar as empresas e famílias a escolherem suas causas e ampliarem seu impacto positivo na sociedade, e Joana Mortari, diretora da Associação Acorde, organização social que trabalha pelo desenvolvimento humano de crianças e jovens em Embu das Artes e Cotia.

Estarão em pauta: os impactos da pandemia na filantropia, fortalecimento da sociedade civil, sensibilização dos brasileiros para diferentes causas e desenvolvimento do senso de coletividade.

O evento integra uma semana especial de lives – de 16 a 20 de agosto – sobre “Cultura de Doação”, promovida pelo Valor em parceria com o Valor Social, a área de responsabilidade social da Globo. A proposta é ampliar os debates sobre a importância e o tamanho do investimento social privado no Brasil, apresentar os melhores caminhos para doar, mostrar o que é feito no âmbito dos negócios e como estimular a cultura de doação.

Paula Fabiani tem uma trajetória marcada pela atuação nos campos da filantropia e cultura de doação, estando à frente de iniciativas como a Pesquisa Doação Brasil, o Fórum Brasileiro de Filantropos e Investidores Sociais e a Coalizão pelos Fundos Patrimoniais Filantrópicos. Autora de dois livros sobre fundos patrimoniais e de outro sobre primeira infância, ela é a única brasileira certificada na metodologia de avaliação de impacto SROI (Social Return on Investment) pela Social Value UK. Economista formada pela FEA-USP, com MBA pela Stern School of Business – New York University e especializações no país e no exterior, é empreendedora cívica da RAPS e membro dos Conselhos do Instituto Vladimir Herzog, WINGS e Instituto Mol.
Joana Mortari é advogada formada pela Faculdade de Direito da Universidade Mackenzie e com LLM pela Faculdade de Direito da Universidade da Pensilvânia, nos Estados Unidos, e pós-graduação em prática social reflexiva pela Proteus e Universidade Alanus. Ela é co-criadora e membro do Comitê Coordenador do Movimento por uma Cultura de Doação no Brasil, uma rede colaborativa de pessoas e organizações dedicada à promoção da cultura de doar no Brasil. Também é integrante do conselho de avaliação do Fundo Bis e do conselho do Instituto Mol.

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