Sumaré recebe equipe técnica da Rumo Malha Paulista para apresentação dos projetos de três viadutos na cidade

Sumaré recebe equipe técnica da Rumo Malha Paulista para apresentação dos projetos de três viadutos na cidade

Sumaré recebeu nesta quinta-feira, dia 5 de novembro, a visita da equipe de Relações Governamentais da Rumo Malha Paulista, para apresentação dos projetos de construção de três viadutos sobre linha férrea na cidade. O deputado estadual Dirceu Dalben (PL), que foi um dos protagonistas no processo de renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista à Rumo, participou do encontro.

Sumaré será beneficiada com três novos viadutos, sendo dois na região central da cidade e outro na região do Picerno. Os dispositivos serão construídos pela própria Rumo, que também ampliará o transporte de cargas em todo o estado.

Pelo cronograma apresentado, nos próximos dias, a equipe técnica da concessionária voltará à cidade para início dos trabalhos de topografia e sondagens de solo. As etapas seguintes serão a realização do projeto executivo dos viadutos, contratação e execução da obra. Dalben aproveitou a oportunidade para solicitar à empresa que a contratação de mão-de-obra seja local, gerando também mais emprego à população sumareense. A previsão é de que os viadutos comecem a ser entregues até 2023.

“Este é um marco histórico para Sumaré! Esses viadutos são esperados há anos pela população. Viadutos que vão integrar a cidade, ligando o Centro aos bairros, e que vão garantir um salto em mobilidade urbana. É mais um sonho que está se tornando realidade, é Sumaré nos trilhos do desenvolvimento! Agradecemos à Rumo pela visita e por estar sempre aberta ao diálogo, buscando entender as necessidades locais. Colocamos nosso mandato novamente à disposição para contribuir com o andamento destas melhorias, que vão ocorrer não só em Sumaré, mas em diversos outros municípios da Região Metropolitana de Campinas e do nosso estado que também são cortados pela linha férrea”, disse o deputado estadual Dirceu Dalben.

Participaram da reunião e vistoria nos prováveis pontos das obras os representantes da Rumo: Bruno Rabello Madalena, Marcelo Rodrigues e Rodrigo Verardino.

UMA LUTA DE DALBEN

Um novo contrato entre a Rumo e a ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) foi assinado em 27 de maio deste ano. O contrato original, que venceria em 2028, foi renovado por mais 30 anos e vai antecipar obras em diversos municípios paulistas. Segundo a ANTT, serão R$ 6 bilhões em investimentos em cinco anos para ampliar a capacidade do transporte de cargas da Malha Ferroviária Paulista (de 35 milhões para 75 milhões de toneladas); além de intervenções em 40 municípios, somando mais de R$ 1 bilhão, para minimizar conflitos entre a ferrovia e as cidades; e a geração média anual de 7.000 empregos nos próximos dez anos.

Dalben acompanhou de perto todo o processo da renovação antecipada da concessão da Malha Ferroviária Paulista. Como secretário do Governo de Sumaré (2017/2018), atuou no sentido de dialogar e analisar junto à Rumo as necessidades do município, como a construção destes três novos viadutos.

Já como deputado estadual, em setembro de 2019, participou de uma audiência pública do TCU (Tribunal de Contas da União), em Brasília, e expôs aos ministros Augusto Nardes (TCU) e Tarcisio Gomes de Freitas (Infraestrutura) os benefícios que a renovação antecipada traria aos municípios paulistas. Defendeu também a utilização da ferrovia para o transporte de passageiros, com a implantação do Trem Intercidades de São Paulo a Campinas inicialmente e, posteriormente, até o Interior.

Já no fim de outubro de 2019, o deputado acompanhou a visita do ministro Nardes a algumas cidades paulistas, como Sumaré e Hortolândia, realizada com a finalidade de conhecer de perto a estrutura da linha férrea e a operação do transporte de cargas realizado pela concessionária Rumo Malha Paulista.

Foram diversas outras reuniões também com prefeitos, com a equipe da Rumo, representantes do Governo do Estado e com o vice-governador, Rodrigo Garcia, somando esforços e cobrando mais agilidade dos órgãos responsáveis para que essa renovação saísse do papel o quanto antes, antecipando as melhorias para a população.

Fonte: Pamela Padua – Assessoria Comunicação Dirceu Dalben

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *