O sueco Armand Duplantis melhorou seu recorde mundial de salto com vara ao superar, neste domingo (25), em sua segunda tentativa, uma barra a 6,26 metros na etapa da Liga Diamante em Chorzów, na Polônia.
Detentor do recorde mundial desde fevereiro de 2020 com um salto de 6,17m em Torun, também na Polônia, ‘Mondo’ Duplantis apagou a melhor marca da história pela décima vez, vinte dias após seu último recorde, os 6,25 m estabelecidos nos Jogos Olímpicos de Paris.
Coroado na capital francesa, o sueco saltou 6,15 metros na quarta-feira (21) no encontro de Lausanne (Suíça) sem “ter treinado muito” após os Jogos.
Na Polônia neste domingo, Armand Duplantis saltou primeiro 5,62m, depois 5,92m e 6m para liderar a prova à frente do americano Sam Kendricks e do grego Emmanouil Karalis, antes de buscar o recorde mundial.
Em sua primeira tentativa de 6,26 m, Duplantis falhou no salto, passando por baixo da barra. Na segunda, a barra chegou a ser tocada, mas não caiu, com o sueco aterrissando no colchão para comemorar o novo recorde mundial.