Parlamento Jovem de Sumaré tem primeira sessão de 2025 neste sábado

Parlamento Jovem de Sumaré tem primeira sessão de 2025 neste sábado

Parlamento Jovem de Sumaré tem primeira sessão de 2025 neste sábado

 

05/02/2025 (Quarta-feira) | Na reunião, jovens elegem nova Mesa Diretora e participam de atividade formativa sobre redação de proposituras

 

O Parlamento Jovem da Câmara de Sumaré se reúne neste sábado (8), a partir das 9h, no Plenário José Maria Matosinho, para realizar a primeira sessão de 2025. Na ocasião, será escolhida a Mesa Diretora para liderar os trabalhos no primeiro semestre, além de serem realizados a posse dos parlamentares suplentes e o sorteio que define um vereador padrinho para cada estudante. Após a reunião, os jovens participam de uma palestra formativa ministrada pela coordenadora acadêmica da Escola do Legislativo, Profa. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes.

 

Para a Mesa Diretora, devem ser escolhidos cinco dos 21 parlamentares jovens eleitos. Eles assumem os cargos de presidente, 1º vice-presidente, 2º vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário. Os estudantes devem formar chapas concorrentes, e será eleita aquela com maioria de votos. Em seguida, será realizado o sorteio de apadrinhamento dos estudantes, em que cada um passa a ter um vereador para contar como padrinho ao longo do mandato de um ano.

 

Por fim, os jovens participam da palestra “O processo legislativo: redação das proposições”, apresentada pela Profa. Dra. Geisa do Socorro Cavalcanti Vaz Mendes, coordenadora acadêmica da Escola do Legislativo. O objetivo da atividade formativa é o de proporcionar conhecimentos sobre a redação legislativa, para que os parlamentares jovens possam elaborar proposições concisas, coesas e coerentes que atendam às necessidades da sociedade. A exposição pode ser acompanhada ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube.

 

A sessão deve contar com a presença do Presidente da Escola, vereador Dudu Lima (Cidadania) e do Diretor Hélio Ricardo de Almeida. Para o vereador, “a Escola do Legislativo desempenha um papel importante ao aproximar a população e os jovens sumareenses da Câmara, promovendo conhecimento sobre como funciona o Legislativo e o papel dos vereadores, fortalecendo a educação cidadã. Eu tive a honra de ter sido parlamentar jovem em 2007 e acredito na força de engajamento e transformação desse projeto. Retornar como vereador e reassumir a presidência da Escola é a oportunidade de renovar nosso compromisso em construir uma Sumaré mais participativa e com responsabilidade social”, conclui Dudu.

 

Fonte: Câmara Municipal de Sumaré

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *