Secretaria de Cultura rene empresrios para divulgar resultados da pesquisa de turismo
#PraTodosVerem: A coordenadora da rea de Turismo, Gesiane Zanella; a secretria de Cultura, Tnia Castanho e o secretrio Adjunto de Esportes, Guilherme Bergamo na frente do palco do auditrio da Prefeitura. Nas laterais poltronas azuis onde o pblico presente est sentado e o corredor com e cho de madeira. Fim da descrio.
Na manh da ltima quarta-feira (13) foram apresentados os
dados da pesquisa turstica realizada pela Fundao Instituto de Administrao
(FIA) em parceria com o Programa Sebrae Turismo, por meio da Secretaria de
Cultura e do Departamento de Turismo. A abertura do evento foi realizada pela
secretria de Cultura, Tnia Castanho que tambm representou o prefeito, Nilson
Gaspar. Na sequncia, a explanao dos resultados foi feita pela Coordenadora
da rea de Turismo, Gesiane Zanella.
A pesquisa realizada com 162 pessoas teve como metodologia adotada a tcnica de pesquisa de
abordagem das pessoas nas ruas e os pesquisadores
permaneceram durante trs dias espalhados em vrios pontos da cidade com o
objetivo de identificar os diferentes pblicos que passeiam pelo municpio.
De acordo a
secretria de Cultura, Tnia Castanho, houve uma mudana de comportamento e preciso estimular o
pblico que procura o municpio para que
os recursos fiquem aqui e que as pessoas no precisem procurar servios fora.
Antes as pessoas vinham para Indaiatuba apenas a negcio e isso tem mudado com
o trabalho cultural realizado aqui. Hoje as pessoas que vem apenas a
negcio esto estimadas em 33% e as que buscam a cidade a turismo
representam 43% dos entrevistados. Por isso, temos que no apenas fazer
cultura, mas da ajuda para a divulgao dos estabelecimentos, pois com a unio
de todos possvel manter os recursos no municpio, gerar novos empregos e a
economia estar em ascendncia. Todos saem ganhando., pontua.
Na anlise da pesquisa foi observado que 45% das pessoas que
visitam a cidade permanecem apenas um dia no municpio e apenas 15% ficam
durante o fim de semana. O intuito aqui hoje mostrar que esse cenrio pode
mudar se os donos de hotis, pousadas e shoppings informarem sobre os eventos
que acontecem na cidade. Todos sero beneficiados, pois os estabelecimentos
tero mais dias de consumo e as pessoas podero prestigiar as atraes e atividades
locais. Esses dados podem nortear a demanda e o crescimento na rea de turismo, explica a Coordenadora da rea de Turismo,
Gesiane Zanella.
O evento foi destinado para donos de hotis, pousadas,
shoppings e estabelecimentos a fim de criar polticas para melhorar as aes e
para que os locais participantes da palestra possam divulgar os eventos locais,
a fim de permanecer a demanda local. Na ocasio, estiveram presentes o
secretrio de Governo, Srgio Wolf e o vereador, Alexandre Peres. A pesquisa
contou com o apoio do Conselho Municipal do Turismo (Concur), cujo estava
representado pelos conselheiros: Gesiane Zanella representando a Secretaria de
cultura, Elaine Gomes de Castro e Ana Canton
representando o Departamento de Turismo, Guilherme Bergamo da Secretaria
de Esportes, Valdir Carvalho da Secretaria de Servios Urbanos e Meio Ambiente;
Lucas Mello representante de bares e restaurantes; Patrcia Lisboa e Nilda
Takeuti representantes da imprensa ;
Elaine Pires Bonfim e Francisco Carlos dos Santos representantes do artesanato local;
Fernando Mota representante de hotis e agncias de viagens e Luciana Ap. dos
Santos representante da Associao Comercial e rea rural.