Secretaria de Educação de Sumaré recupera recursos federais suspensos desde 2023

Secretaria de Educação de Sumaré recupera recursos federais suspensos desde 2023

Município havia sido descredenciado devido ao não cumprimento das exigências do programa e agora voltará a receber recursos federais para educação

A Prefeitura de Sumaré retomará o recebimento de recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE) após adequações na merenda escolar.

O município havia sido descredenciado do programa e incluído na lista de inadimplência devido ao não cumprimento das exigências do PNAE, como a oferta de alimentos ultraprocessados – incluindo salsichas e sucos artificiais –, a falta de um cardápio detalhado com informações nutricionais e a ausência de nutricionistas na equipe técnica. Além disso, a alimentação municipal escolar não atingia o percentual mínimo de 30% para a compra de produtos da agricultura familiar, critério obrigatório para a manutenção do repasse federal.

Em 2023, o município recebeu R$ 5,9 milhões do programa, mas o valor caiu para cerca de R$ 1 milhão em 2024. Para 2025, a previsão era de que nenhum recurso fosse destinado à cidade devido às irregularidades identificadas.

Diante desse cenário, a atual gestão adotou medidas emergenciais para reverter a situação e garantir uma alimentação mais saudável nas escolas. Os ultraprocessados foram retirados do cardápio, a margarina foi substituída por manteiga e os sucos artificiais deram lugar a opções integrais. Também foram ajustadas as porções de pães, biscoitos e bolos, que estavam acima do recomendado pelo PNAE. Outra mudança foi a renovação dos utensílios utilizados na merenda, além da introdução de refeições completas, incluindo o jantar, para garantir maior qualidade nutricional aos alunos.

Com a readequação dos critérios, a administração municipal encaminhou ao FNDE (Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação) a documentação necessária para regularizar o repasse dos recursos.

O prefeito Henrique do Paraíso destacou a importância da retomada dos recursos para a alimentação dos alunos. “Herdamos um problema grave na gestão da merenda, mas trabalhamos com seriedade para corrigir as falhas e garantir que nossas crianças tenham uma alimentação de qualidade. Agora, estamos prestes a restabelecer os repasses do PNAE, o que representa uma grande conquista para a educação de Sumaré”, declarou.

De acordo com o secretário municipal de Educação, Danilo de Azevedo, o objetivo das mudanças foi priorizar a qualidade da alimentação oferecida aos estudantes e atender aos critérios legais com rigor. “Nosso compromisso é garantir uma merenda escolar nutritiva, balanceada e dentro dos padrões exigidos pelo PNAE. Fizemos ajustes importantes e seguimos monitorando de perto a qualidade das refeições servidas nas escolas”, afirmou.

A prefeitura anunciou ainda um chamamento público para a compra de alimentos da agricultura familiar, o que também impactou a perda de verbas federais. Paralelamente, foi realizado um novo processo licitatório para o fornecimento da merenda, com cláusula resolutiva para substituir contratos emergenciais assim que a licitação definitiva for concluída.

Fonte: Imprensa Sumaré

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *