Silvio Coltro destaca os 13 anos de atuação do Samu em Sumaré

Silvio Coltro destaca os 13 anos de atuação do Samu em Sumaré

Autor de moção de congratulação ao serviço, vereador destaca que o Samu vem prestando um serviço de excelência no município, com profissionais treinados e altamente capacitados

O Samu de Sumaré foi homenageado pela Câmara Municipal durante a 14ª sessão ordinária do Legislativo, ocorrida nesta terça-feira (4). Autor da moção de congratulação e aplauso nº 146/2021, o vereador Silvio Coltro destacou a competência e a bravura dos 80 profissionais que atuam no serviço. A moção foi aprovada por unanimidade, com 20 votos favoráveis.

O documento lembra que a unidade do Samu em Sumaré foi inaugurada no dia 23 de janeiro de 2008, na Rua Sergipe, 266, no bairro Jardim Nova Veneza. “Ao longo desses anos, o Samu vem prestando um serviço de excelência em nosso município, com profissionais treinados e altamente capacitados, cumprindo seu digno e admirável papel de salvar vidas. Em ocorrências mais graves, o Samu chega a contar com o apoio do helicóptero Águia da Polícia Militar. Todos os treinamentos são realizados com total concentração e comprometimento, visando assegurar a máxima eficácia dos procedimentos operacionais”, ressalta Silvio Coltro.

Atualmente o Samu de Sumaré conta com 80 funcionários, entre condutores socorristas, enfermeiros, técnicos de enfermagem, auxiliares de enfermagem, médicos emergencistas e profissionais responsáveis pela higiene. As equipes têm à disposição cinco ambulâncias, sendo quatro de suporte básico de vida, tripulada pelo condutor e um técnico ou auxiliar, e uma UTI móvel, tripulada pelo condutor, um médico e um enfermeiro. A gerência e a coordenação dos trabalhos do SAMU Sumaré estão sob a responsabilidade de Ailton Andrade (gerente) e Rafael Silvério (coordenador).

“Um exemplo da grandeza deste trabalho é o caso do menino Samuel, que no dia 27 de abril de 2020 sofreu um grave acidente em sua residência, um traumatismo quase irreversível. Na ocasião, ele tinha apenas 2 anos de idade. Hoje, graças ao excelente trabalho dos profissionais do Samu naquele atendimento, ele está se recuperando muito bem, o que tem proporcionado à sua família profundos sentimentos de felicidade e gratidão”, lembra o parlamentar.

Silvio Coltro destaca que, diante do atual cenário da pandemia de Covid-19, a rotina do Samu sofreu mudanças significativas. No primeiro trimestre de 2019, o serviço registrou 2.767 ocorrências. No mesmo período do ano de 2020, foram registradas 3.594. Já nos meses de janeiro, fevereiro e março de 2021, foi registrado um total de 4.034 ocorrências, o que significa um aumento de aproximadamente 45% em comparação ao mesmo período no ano de 2019. 

ATENDIMENTO

O Samu é um serviço brasileiro de atendimento pré-hospitalar criado em 2004 que tem como objetivo chegar precocemente à vítima após a ocorrência de alguma situação de urgência ou emergência que possa causar sofrimento, sequelas ou até mesmo morte.

O serviço é oferecido gratuitamente à população, funcionando 24 horas por dia, por meio da prestação de orientações e do envio de veículos tripulados por equipe capacitada, acessado por telefone pelo número 192 e acionado por uma Central de Regulação das Urgências. Os atendimentos são realizados em qualquer lugar, seja em residências, locais de trabalho ou vias públicas.

Fonte: Câmara Municipal de Sumaré

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *