Sumaré trabalha para reabrir biblioteca municipal e oferecer 40 mil livros para a população
A Secretaria de Cultura e Turismo de Sumaré está dando passos significativos para revitalizar a biblioteca municipal, um espaço essencial para a promoção da leitura e do conhecimento na cidade. Desde a última segunda-feira (13), a equipe iniciou um ambicioso projeto de catalogação de aproximadamente 40.000 livros, com o objetivo de modernizar e reabrir as portas da biblioteca para a comunidade.
Com a recente contratação do bibliotecário Municipal Rafael Ferreira – após anos sem a Prefeitura contar um profissional da área – a secretaria está comprometida em inserir todos os títulos no sistema municipal até o final do primeiro semestre.
“Estamos trabalhando arduamente para que a biblioteca municipal seja um espaço acessível e acolhedor para todos. Esperamos reinaugurá-la no retorno das aulas no segundo semestre, oferecendo um ambiente que estimule a leitura e a cultura”, afirma a Secretária de Cultura e Turismo, Cecília Teixeira.
Localizada nas dependências da Escola Municipal José de Anchieta, na Rua Geraldo de Souza, 49 – Jardim São Carlos, a biblioteca tem enfrentado desafios significativos. A sra. Cleusa, agente administrativa com mais de 17 anos de serviços prestados na prefeitura, destaca que a biblioteca tem sofrido com a falta de ferramentas adequadas há mais de oito anos.
“É hora de transformar esse espaço em um verdadeiro centro cultural, onde todos possam se beneficiar do conhecimento e da cultura. A reabertura da biblioteca é um compromisso da gestão do prefeito Henrique do Paraíso e do seu vice, Andre da Farmácia. É um passo importante para a valorização da educação e da cultura em Sumaré”, conclui a secretária.
Fonte: Imprensa Sumaré