Brasil vai testar pela primeira vez caminhões pesados elétricos em áreas urbanas

Brasil vai testar pela primeira vez caminhões pesados elétricos em áreas urbanas


Caminhão Volvo elétrico será testado em áreas urbanas| Foto: Rodolfo Buhrer / La Image / Volvo/Divulgação

Caminhões pesados elétricos da Volvo vão trafegar pelo país em regime experimental a partir deste ano. A iniciativa faz parte de um estudo inédito no Brasil, em conjunto com o Ministério dos Transportes, para descarbonização de veículos comerciais em zonas urbanas, regiões metropolitanas e no transporte intermunicipal de curtas e médias distâncias.

Serão 10 caminhões e a fase de testes deve durar de dez meses a um ano, segundo a Secretaria Nacional de Trânsito (Senatran), que conduzirá o estudo.

O objetivo é avaliar a operação por completo, incluindo como ficam as vias e pavimentos com a circulação e peso desses caminhões, e também definir uma regulamentação de peso por eixo de forma segura e eficiente.

De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, a Senatran vai autorizar o acréscimo de duas toneladas na capacidade de carga do eixo dianteiro, o que dá capacidade de carga útil similar a de modelos com motor a diesel aos caminhões elétricos.

As análises preliminares mostram resultados como alta eficiência energética, inexistência de ruído, baixíssimo nível de vibração e conforto para o motorista, segundo o grupo de estudos.

O Ministério dos Transportes e a Volvo oficializaram a parceria na semana passada, em Brasília. As transportadoras ReiterLog e Ritmo Logística serão as primeiras a usar os caminhões pesados 100% elétricos da Volvo no Brasil. Além delas, há outras empresas, instituições governamentais e entidades acadêmicas envolvidas do projeto.



Gazeta do Povo

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *