Campos Neto negocia com governo PEC que amplia autonomia do BC

Campos Neto negocia com governo PEC que amplia autonomia do BC


Presidente do BC, Roberto Campos Neto, durante evento na instituição.| Foto: Raphael Ribeiro/BCB

O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto, negocia com o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que amplia a autonomia da instituição. A afirmação foi feita em entrevista à Folha de S.Paulo.

Apresentada em novembro do ano passado pelo senador Vanderlan Cardoso (PSD-GO), a proposta transformaria o BC, uma autarquia federal com orçamento vinculado à União, em empresa pública com total autonomia financeira e orçamentária, sob supervisão do Congresso Nacional.

Ao justificar o apoio à PEC, Campos Neto observa que mais de 90% dos bancos centrais do mundo com autonomia operacional também contam com autonomia financeira. “A autonomia financeira é um passo no sentido de aprimorar o arcabouço de autonomia do BC”, diz. De acordo com ele, vários diretores do BC participaram da elaboração da PEC.

Campos Neto disse que conversou com Haddad sobre a proposta e que “nada vai ser feito à revelia”. “É importante o governo estar de acordo com a nossa proposta, que é um avanço institucional para o Brasil”, afirma o presidente do BC, acrescentando que a PEC pode ser aprimorada. “A gente precisa entender se tem alguma coisa que incomoda [o governo] no âmbito da governança. Temos muito espaço de manobra para acertar isso.”



Gazeta do Povo

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *