Dólar dispara em meio a dúvidas sobre trajetória fiscal e tensão externa

Dólar dispara em meio a dúvidas sobre trajetória fiscal e tensão externa



A cotação do dólar disparou na manhã desta terça (16) e chegou a R$ 5,28 na quinta sessão seguida de valorização da moeda americana. Os motivos são os temores do mercado em relação à trajetória fiscal brasileira, a perspectiva do adiamento de corte dos juros nos Estados Unidos e o aumento das tensões no Oriente Médio. Às 11h38, a moeda era vendida a R$ 5,282 com alta de 1,84% sobre o fechamento de segunda-feira (15).

Os juros podem demorar a cair nos Estados Unidos diante da resiliência que a maior economia mundial vem apresentando. O FMI aumentou, nesta terça, as projeções de crescimento para este ano de 2,1% para 2,6%.

Quanto menos o Fed (o Banco Central americano) cortar os juros, mais o dólar tende a se valorizar, porque fica mais atraente para os investidores estrangeiros devido aos rendimentos mais elevados oferecidos pelos títulos norte-americanos.

Segundo Sérgio Goldenstein, estrategista-chefe da Warren Investimentos, o cenário externo vem contribuindo para a depreciação do real, tendo em vista o maior pessimismo em relação ao ciclo de queda de juros, No final do ano passado, o mercado trabalhava com a hipótese de seis ou sete cortes no ano, começando em março. Agora o mercado projeta que o ciclo inicie em julho ou setembro e nem chega a incorporar integralmente dois cortes em 2024.

A valorização do dólar é reforçada pela tensão geopolítica
no Oriente Médio. Os investidores ficam mais avessos ao risco e partem para
aplicações mais seguras como o dólar e o ouro.

Outro agravante foi a revisão da meta fiscal para os próximos anos. Para 2025, ela passou de superávit primário de 0,5% do PIB para 0%. “As medidas anunciadas não trazem nada de positivo, e parecem ser um sinal bastante claro de que não haverá ajuste fiscal nos próximos anos”, diz a economista-chefe da B.Side Investimentos, Helena Veronese.

Goldenstein também destaca a frustração com a fragilidade do arcabouço fiscal, com a mudança de metas para o resultado primário. “Isto, por sinal, reduz a probabilidade de acionamento dos gatilhos que evitariam um maior crescimento real de despesas. “Além disso, não dá para descartar que novas alterações das metas ocorram”, afirma ele.



Gazeta do Povo

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *