“PT está macetando o apocalipse do rombo de gastos”, diz senador

“PT está macetando o apocalipse do rombo de gastos”, diz senador


Senador Ciro Nogueira (PP-PI) – em pronunciamento.| Foto: Edilson Rodrigues/Agência Senad

O senador Ciro Nogueira (PP-PI) criticou nesta terça-feira (16) a tentativa do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva de rever a meta fiscal prevista para 2025, que passa a ser de déficit zero em vez de um superavit de 0,5% do Produto Interno Bruto (PIB). A revisão ocorre pouco mais de sete meses após a sanção do arcabouço fiscal, o novo regime fiscal do governo.

“O governo promete déficit zero e entrega rombo, promete de novo, rombo de novo. Acaba com o teto de gastos, promete austeridade – e arromba o orçamento”, escreveu o senador pela rede X.

Nogueira ainda acrescentou que “o governo do PT está macetando o apocalipse do rombo de gastos”. “Vai dar PT: Perda Total!”, disse.

O termo “macetando” utilizado pelo senador refere-se a uma música da cantora Ivete Sangalo e a uma sátira feita por ela durante o Carnaval de 2024.

A revisão da meta fiscal foi apresentada pelo governo dentro do projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) de 2025, uma espécie de prévia do Orçamento do próximo ano, encaminhado ao Congresso nesta segunda-feira.

A mudança das metas fiscais retarda o ajuste fiscal e piora a trajetória da dívida pública, indicador acompanhado com atenção pelo mercado financeiro, e que está em alta.

De acordo com a equipe econômica do governo, a a dívida bruta do setor público deve ser finalizada ao final de 2026, em 79,1% do PIB. Isso corresponde a um aumento de mais de sete pontos porcentuais ao longo da gestão petista – em dezembro de 2022, no fim do governo de Jair Bolsonaro (PL), a dívida era de 71,7% do PIB.



Gazeta do Povo

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *