Crítica de ‘quarta-feira’: Jenna Ortega faz a série Addams Family da Netflix parecer um piscar de olhos

Crítica de ‘quarta-feira’: Jenna Ortega faz a série Addams Family da Netflix parecer um piscar de olhos





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Embora o nome do personagem principal tenha sido inspirado no verso poético “O filho de quarta-feira está cheio de desgraças”, “Quarta-feira” é geralmente uma delícia, graças quase inteiramente a Jenna Ortega. Tendo superado seus dias no Disney Channel, Ortega faz da filha da Família Addams, agora em idade escolar, o sociopata gótico sem humor mais legal que você já conheceu, em uma série da Netflix que é mais excêntrica do que assustadora ou esquisita.

O diretor Tim Burton dá o tom visual certo – uma mistura de cômico e macabro que lembra “Edward Mãos de Tesoura” – ao mesmo tempo em que se junta aos produtores de “Smallville”, Alfred Gough e Miles Millar, que sabem algo sobre como construir um programa de TV em torno de um adolescente extraordinário. . Na verdade, quando Wednesday se matricula em uma nova escola particular, Nevermore Academy, ela conta à diretora (Gwendoline Christie de “Game of Thrones”) sobre suas frequentes mudanças de escola em escola: “Eles não construíram uma escola forte o suficiente para me segurar. .”

Isso pode mudar em Nevermore, um nome poético para este paraíso para os estranhos e bruxos, com uma vibração sobrenatural que é tanto Hogwarts (ou X-Men) quanto a história em quadrinhos de Charles Addams.

Wednesday não apenas tem que lidar com o surgimento de habilidades psíquicas e as estranhas visões que as acompanham, mas surge um mistério que transforma a moça suspeita em uma Nancy Drew mal-humorada e vestida de ébano, tentando descobrir quem é o responsável quando as pistas começam. para voltar à sua própria árvore genealógica.

É obviamente um mashup bastante derivado de elementos de gênero, mas a mistura funciona em parte porque até os ingredientes menores são saborosos, desde Catherine Zeta-Jones e Luis Guzman como os pais de Wednesday, Morticia e Gomez, até seu companheiro Thing, que consegue um vestido que ela quer empregando – o que mais? – um “desconto de cinco dedos”. Os escritores extraem muito da comédia dessa extremidade, então ajude-os.

O que separa “Quarta-feira” de esforços semelhantes (vem à mente “As Arrepiantes Aventuras de Sabrina” da Netflix), em última análise, é Ortega, que de alguma forma consegue ser implacavelmente estranho, um retrato de intensidade inabalável e estranhamente cativante ao mesmo tempo. Quando a descrição do personagem inclui nunca levantar a voz ou abrir um sorriso, isso não é pouca coisa.

Adicione toques bacanas, como Christina Ricci, que atuou na quarta-feira nos filmes dos anos 1990, como parte da equipe da escola, e o xerife local (Jamie McShane) descartando quarta-feira e seus colegas de classe como “a gangue Scooby”, e a série opera em múltiplos níveis.

Talvez inevitavelmente, “Quarta-feira” não consiga sustentar seu impulso inicial à medida que a história serializada se desenrola ao longo de oito episódios, e o final se torna muito caótico. Então, novamente, isso não é uma surpresa, dada a natureza do material original projetado mais para pequenas piadas do que para uma grande história abrangente.

Buscar trazer algo novo para uma propriedade como a Família Addams, o que já foi feito tantas vezes antes, não é fácil sem alterar seu DNA. Para seu crédito, “Quarta-feira” está à altura do desafio e, principalmente, consegue fazer com que pareça um piscar de olhos.

“Quarta-feira” estreia em 23 de novembro na Netflix.



Fonte: CNN

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