A atual situação da pesquisa científica no Brasil

A atual situação da pesquisa científica no Brasil

A atual situação da pesquisa científica no Brasil será tema da Live do Valor desta quarta-feira, dia 25 de agosto, às 11h, que terá como convidado o presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), Luiz Davidovich.
Na conversa, serão abordados assuntos como os cortes no orçamento do Ministério da Ciência e Tecnologia, o contingenciamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT) e a fuga de cérebros do país.
A Live será conduzida pelo coordenador digital da sucursal do Rio do Valor, Rafael Rosas, e poderá ser acompanhada pelo site e pelas páginas do Valor no Youtube e no LinkedIn.
Além de presidente da ABC desde 2016, o físico Luiz Davidovich é membro da Academia Mundial de Ciências (TWAS, na sigla em inglês) e da Academia Nacional de Ciências dos Estados Unidos. Em 2021, recebeu o título de Professor Emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e ganhou o Prêmio TWAS de Física e o Grã-Cruz da Ordem Nacional do Mérito Científico.
Seu foco de estudo é a óptica quântica e a informação quântica, área ligada ao desenvolvimento de computadores quânticos, capazes de solucionar problemas que as máquinas atuais não conseguem resolver. É formado em Física pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio) e doutor pela Universidade de Rochester, nos Estados Unidos, também em Física.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *