Como desbravar a nova fronteira do ESG: o “S” de social
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Dentro do universo do ESG, existe um consenso que o mundo corporativo tem avançado muito mais rapidamente nas letras “E”, do inglês “environment”, ou seja, ambiente, e “G”, de governança. O “S”, de social, por outro lado, tem ficado um pouco para trás.
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Fica cada vez mais evidente, porém, que o “E” o “S” e o “G” estão fortemente relacionados. Mas o que falta para as companhias passarem a priorizar a implementação políticas e ações relacionadas à responsabilidade social e ao impacto positivo que a organização exerce sobre a comunidade?
Para discutir como desbravar a nova fronteira do ESG, o “S” de social a Live do Valor traz um debate com as presenças de Francine Lemos, diretora-executiva do Sistema B Brasil, Sonia Consiglio Favaretto, SDG Pioneer pelo Pacto Global da ONU, e Carlo Pereira, diretor-executivo da Rede Brasil do Pacto Global da ONU. A live será mediada pelo jornalista Sérgio Tauhata, repórter de Finanças do Valor e transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube, LinkedIn e Instagram.
Lançado em 2000 pelo então secretário-geral das Nações Unidas, Kofi Annan, o Pacto Global é uma chamada para as empresas alinharem suas estratégias e operações a 10 princípios universais nas áreas de Direitos Humanos, Trabalho, Meio Ambiente e Anticorrupção e desenvolverem ações que contribuam para o enfrentamento dos desafios da sociedade. É hoje a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo, com mais de 16 mil membros, entre empresas e organizações, distribuídos em 69 redes locais, que abrangem 160 países.
O sistema B reúne mais de 4 mil empresas globalmente. No Brasil, são 213 companhias e na América Latina, 786. O certificado B é uma espécie de selo que assegura que as iniciativas ESG já aconteceram efetivamente e não se tratam apenas de uma promessa. O Sistema B Brasil é parceira do B Lab desde 2012, e responsável pelo engajamento, divulgação e promoção do movimento B em todo país e na América Latina. O Movimento Global de Empresas B foi criado em 2006 nos Estados Unidos com objetivo de redefinir o conceito de sucesso na economia para que sejam considerados não apenas o êxito financeiro, como também o bem-estar da sociedade e do planeta.