Evento Brazil China Meeting – ESG
[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=c13J_ZtxlZQ[/bmto]
Líderes de governos, do setor privado e da academia brasileiros e chineses se reúnem hoje, dia 10 de janeiro, na cidade chinesa de Shenzhen para discutir e analisar possibilidades para ampliar a cooperação mútua no campo econômico. O BCM é uma iniciativa LIDE e Valor, com apoio institucional de “O Globo” e CBN.
O encontro transcorre ao longo de todo o dia e está dividido em sete painéis. O primeiro deles está focado em agronegócios, e discute a parceria estratégica entre os dois países com foco na segurança alimentar da China.
O painel conta com a presença da ex-ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (2015-2016) Kátia Abreu, de Francisco Matturro, ex-secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo (2022), e de Li Jian, secretário-executivo de Comércio da cidade chinesa de Tianjin.
O segundo painel discute mineração e commodities, com Raul Jungmann, presidente do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), e Dauter Oliveira, diretor de desenvolvimento para Ásia da Vale.
Yang Jingnang, presidente-executivo do grupo Avic BJ, Mário Ma, presidente da Hikvision Brasil, e Patrick Burnett, presidente da Inovetech, discutem no painel focado em tecnologia o impulso à inovação a partir investimentos chineses no Brasil.
O painel quatro é sobre a indústria automobilística. Jolin Zhang, diretora da divisão americana de Vendas da BYD, compartilha o painel com Marcello Schneider, diretor institucional da BYD.
O presidente da Paper Excellence Brasil, Claudio Cotrim, discorre sobre o tema “ESG: Formatos, Ações e Cooperação entre Brasil e China”.
Investimentos chineses voltam a ser discutidos no painel cinco sobre infraestrutura e mobilidade, com participação do presidente do Grupo CRCC Internacional, Liao Jun, do presidente da CRCC, Deng Yong, do vice-presidente da CREC Internacional, Yin Xinglei, e do presidente do Grupo Future, João Andrade.
Os presidentes da CGN Brasil Energia, Likui Fang, e da State Grid Brazil, Sun Tao, falam sobre energias renováveis no painel seis.
Os governadores Wilson Lima (Amazonas), Gladson Cameli (Acre), o vice-governador Felício Ramuth (São Paulo) e o secretário da Fazenda da cidade de São Paulo, Luis Felipe Arellano, apresentam quais são os grandes projetos no Brasil que podem receber investimentos chineses.