Mobilidade social e como evitar perpetuação da pobreza

Mobilidade social e como evitar perpetuação da pobreza

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=XsPX5KDmVo4[/bmto]

O economista Paulo Tafner, fundador e diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social, é o entrevistado da Live do Valor desta quarta-feira, dia 13, às 11h. Ele foi pesquisador do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e é um dos maiores especialistas em Previdência no país. Nos últimos anos, voltou sua atenção para o tema da mobilidade social e o estudo de políticas que possam evitar a perpetuação da pobreza.
Tafner vai falar sobre os estudos que vêm sendo desenvolvidos pelo instituto, que traçam um mapa sobre a situação da pobreza no país, incluindo a chamada pobreza monetária, que trata de renda e condições das moradias, como também outras dimensões da pobreza, como o grau de instrução dos pais e a fragilidade de renda dos domicílios pobres, com menor acesso a redes de proteção como o emprego formal e a previdência.
Ele vai explicar como essas limitações comprometem o futuro das gerações e o que é preciso fazer em termos de incentivos e políticas públicas para permitir a mobilidade social entre as gerações. O economista defende, por exemplo, instrumentos que possam servir como seguro social para os trabalhadores informais, para ajudar nos altos e baixos da renda desse grupo ao longo da vida profissional.
Tafner é pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e foi coordenador do Grupo de Estudos Previdenciários do Ipea, subsecretário-Geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e superintendente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). É autor e organizador dos livros “Reforma da Previdência: debates, dilemas e escolhas” (2005), “Demografia: a ameaça invisível” (2010), “Reforma da Previdência: a visita da velha senhora” (2015) e Reforma da Previdência: Por que o Brasil não pode esperar? (2018).
A entrevista será conduzida por Lucianne Carneiro, repórter do Valor no Rio, e transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *