“Nova Indústria Brasil” não contará com o aporte do Tesouro no BNDES

“Nova Indústria Brasil” não contará com o aporte do Tesouro no BNDES

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=_HApsDf_sgc[/bmto]

O governo anunciou na segunda-feira, 22, uma nova política industrial, que prevê R$ 300 bilhões para financiar investimentos até 2026. 83% desses recursos sairão do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social.
#bndes #economia #industria

O anúncio gerou receios entre economistas pelo uso de recursos públicos para financiar investimentos. O temor é repetir erros do passado e não resolver questões estruturais como a baixa produtividade da indústria de transformação instalada no país.

O BNDES garante que os desenbolsos previstos nessa iniciativa estão, em boa parte, dentro da programação orçamentária da instituição para os próximos anos. Fontes do Valor Econômico, dizem, no entanto, que atualmente o banco não tem recursos para sustentar esse ímpeto.

Então, de onde virá o dinheiro? Quais sinais o governo quer dar com esse anúncio e o que dizem economistas? Para ir mais a fundo, o Valor conversou com o diretor do BNDES, José Luis Gordon, com os economistas Armando Castelar, da FGV Ibre, e Sergio Lazzarini, professor da Western University.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *