O AUMENTO DA POBREZA NO BRASIL E O QUE HÁ NO HORIZONTE

O AUMENTO DA POBREZA NO BRASIL E O QUE HÁ NO HORIZONTE

Paulo Tafner, fundador e diretor-presidente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social (Imds), é o entrevistado da Live do Valor desta quarta-feira (10), às 12h. O economista vai abordar o aumento da pobreza no Brasil e as perspectivas para o cenário nacional.

#livedovalor @Imds Brasil

https://imdsbrasil.org/

A entrevista será conduzida por Lucianne Carneiro, repórter da sucursal Rio do Valor . As lives são transmitidas pelo site e pelas páginas do @Valor Econômico no @YouTube @LinkedIn e @Instagram
.

Diferentes pesquisadores têm produzido estudos que mostram a disparada da pobreza e da extrema pobreza no Brasil, além da fome. Trabalho recente do Instituto Mobilidade e Desenvolvimento Social mostra esse aumento expressivo entre 2019 e 2021, acompanhando a pandemia.

Em 2021, 22,3% dos brasileiros no país eram pobres, o maior percentual desde 2010 (23%). Houve aumento em todas as regiões e em todos os Estados na comparação com 2019, antes da pandemia.

Tafner vai falar sobre a evolução da pobreza no país e o impacto na desigualdade, olhando recortes como a distribuição geográfica e a situação dentro e fora dos centros urbanos. A partir dos dados, a ideia é apresentar também as perspectivas para a evolução da pobreza em 2022 e nos próximos anos.

A live também vai mostrar o impacto desse aumento de pobreza nas chances de mobilidade social e no futuro das atuais gerações.

Além de fundador e diretor-presidente do Imds, o economista Paulo Tafner é doutor em Ciência Política (Iuperj/University of California San Diego, UCSD) e pesquisador associado da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), ligada à Universidade de São Paulo (USP).

Ele foi coordenador do Grupo de Estudos Previdenciários do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) e é um dos maiores especialistas em previdência do país. Nos últimos anos, voltou sua atenção para o tema da mobilidade social e o estudo de políticas que possam evitar a perpetuação da pobreza.

Tafner também ocupou os cargos de subsecretário-geral de Fazenda do Estado do Rio de Janeiro, diretor do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e superintendente da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac). O economista lecionou na Universidade Candido Mendes e na PUC-SP..

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *