O PIB em 2021 e desafios para economia brasileira em 2022
[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=h5cMTJmAvb4[/bmto]
Apesar de ter crescido cerca de 4,5% em 2021, segundo estimativas, e provavelmente ter encerrado o ano passado em ritmo mais acelerado, a economia brasileira terá desafios múltiplos neste ano.
#LivedoValor #PIB #Economia
https://www.youtube.com/channel/UCfkKClaFpuh1w2uYJtchlEw
A perspectiva é de estagnação do Produto Interno Bruto (PIB), que deve crescer cerca de 0,6%, segundo o Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV Ibre).
Antes da guerra entre Rússia e Ucrânia, a estimativa era de contração de 1,1% para a indústria, expansão de 2,8% para o setor agropecuário, alta de 1,3% para serviços. Do lado da demanda, o consumo das famílias cresceria 0,8%, o consumo do governo teria alta de 2,5% e o investimento cairia 3,9%. Um cenário que indica perda de fôlego da recuperação econômica pós-choque da covid-19.
Para este ano, as expectativas ainda podem ser afetadas, a depender da evolução do conflito. Por ora, o maior canal de transmissão à economia brasileira é via inflação, por conta do choque adicional dos preços de commodities como petróleo. Essa alta também deve pressionar o Federal Reserve (Fed, o banco central americano) a subir ainda mais os juros, o que pode acelerar o aperto da política monetária no Brasil.
O ciclo pré-eleições presidenciais, que ocorrem em outubro, coloca ainda mais incerteza sobre o cenário econômico.
Para entender o desempenho da economia brasileira em 2021 e tratar dos desafios neste ano, a Live do Valor recebe nesta sexta, dia 04, às 12h, Marcela Rocha, economista-chefe da Claritas Investimentos.
Marcela, que é mestre em Economia pelo Insper, trabalha na Claritas desde 2013, efetuando análises e projeções das principais variáveis macroeconômicas nacionais e internacionais e formulando estratégias de investimentos. Ela também integra o grupo permanente de análises macroeconômicas da Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima).
A conversa será mediada por Marsílea Gombata, repórter de Brasil do Valor, e pode ser acompanhada pelo site e nos canais do Valor no YouTube, LinkedIn e Instagram.