O que as diferentes gerações desejam para a carreira
[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=2bj3–6aiGo[/bmto]
Como as diferentes gerações de profissionais veem a carreira no mundo atual é o tema da Live do Valor desta sexta-feira, dia 8, às 11h. Paul Ferreira, professor de estratégia e diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral, Luiz Valente, CEO da consultoria de recrutamento Talenses Group, e Alini Dal’Magro, CEO do Instituto PROA, são os entrevistados. A entrevista será conduzida por Barbara Bigarelli, repórter de Carreira do Valor, e será transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.
Eles comentarão os resultados de uma pesquisa realizada pelo Talenses Group em parceria com a Fundação Dom Cabral que será lançada na sexta. Ao ouvir 915 profissionais, o estudo buscou mapear as diferenças de pensamentos, tomadas de decisão e perspectivas profissionais entre as várias gerações. Um terço dos entrevistados é da geração Y – os millenials, nascidos de 1980 a 1994; quase 50% é da geração anterior, a X, nascidos de 1960 a 1979, 12,7% são da geração mais nova no mercado de trabalho hoje, a Z, nascidos a partir de 1995, e 4% vêm da geração mais sênior, a baby boomer, nascida de 1940 a 1959.
De acordo com os dados obtidos a partir desta mostra, a geração X já mudou mais de carreira que a baby boomer, enquanto a geração Z, a mais nova a ingressar no mercado de trabalho, acha que irá mudar mais do que a geração Y. A pesquisa também mostra que as primeiras gerações tendiam a escolher seus trabalhos sem pensar em carreira ou saber o que gostariam de fazer. Em contrapartida, as gerações mais novas possuem mais tempo para pensar e tomar uma decisão racional. Os resultados – de conflitos geracionais a parâmetros diferentes de satisfação no trabalho – indicam o desafio das empresas atualmente para acomodar até cinco gerações dentro de sua força de trabalho e reter talentos de todas as idades.
Luiz Valente, CEO da Talenses Group, é engenheiro de produção e pós-graduado em administração de empresas. Atua há mais de vinte anos em consultoria de negócios e recrutamento executivo, passando por cargos de liderança e direção geral em empresas internacionais de recrutamento.
Já Alini Dal’Magro é CEO do Instituto PROA, uma organização sem fins lucrativos, que desenvolve projetos de capacitação para jovens da rede pública. Ela é mestra em empreendedorismo pela Universidade de São Paulo (USP) e possui graduação em administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atuou como head da unidade de negócios de ensino técnico na Somos Educação e PMO responsável pela fusão da Saraiva Educação. Foi diretora de consultoria e cursos on-line do Instituto Singularidades.
Paul Ferreira é professor de estratégia, diretor do Centro de Liderança da Fundação Dom Cabral e do programa para C-Level STC – Leading in the New Economy, em parceria com a Kellogg School of Management.

