O STF e a crise institucional

O STF e a crise institucional

O entrevistado desta sexta-feira, 24 de setembro, às 11h, na Live do Valor, é o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Gilmar Mendes. A entrevista será conduzida pelas repórteres do Valor em Brasília Luísa Martins e Isadora Peron, e poderá ser acompanhada pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.
Atual decano da Corte, posto ocupado pelo ministro mais antigo em atuação, Gilmar Mendes tem acompanhado de perto a escalada da crise entre os Poderes e atuado como um interlocutor com o Palácio do Planalto.
No campo econômico, tem sido procurado por integrantes do governo, como o ministro Paulo Guedes (Economia), para conversar sobre uma solução para o pagamento dos precatórios e a crise energética que se vizinha.
Em 2001, durante o governo Fernando Henrique Cardoso, quando era advogado-geral da União, ele foi o responsável pela estratégia que ajudou a evitar a judicialização do chamado apagão.
O ministro também é relator de ações que interessam diretamente ao presidente Jair Bolsonaro, como a que definirá o foro onde o senador Flávio Bolsonaro (Patriota-RJ) será julgado no caso das “rachadinhas”. O processo foi retirado da pauta da Segunda Turma a pedido da defesa e, por ora, não há previsão de quando será retomado.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *