Futuras mamães de Hortolândia recebem kits do Programa Cuidar – Jornal Aqui Paulínia

Futuras mamães de Hortolândia recebem kits do Programa Cuidar – Jornal Aqui Paulínia


Programa social da Prefeitura, criado em 2022, já distribuiu cerca de 4 mil kits de maternidade

Centenas de gestantes lotaram o auditório da Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Profª Marleciene Priscila Presta Bonfim, no Remanso Campineiro, na manhã desta quinta-feira (27/02), para acompanhar a palestra orientativa sobre cuidados materno-infantis, proferida pela pediatra da Secretaria de Saúde, Marta Hirayama. A profissional integra a equipe do Programa “Cuidar”, de atendimento à gestante, realizado pela Prefeitura de Hortolândia.

A médica apresentou às futuras mamães uma série de orientações acerca dos períodos de Pré-natal e de Puerpério, dentre elas a importância de agendar e comparecer às consultas periódicas para mamães e bebês com os profissionais da saúde; de tomar as vacinas e não se deixar levar por desinformações transmitidas por redes sociais acerca da imunização contra doenças evitáveis.

“É importante que todas as pessoas, toda a população, fique ciente de que o Ministério da Saúde tem um calendário vacinal. Este calendário vacinal é embasado em estudos científicos, que dão margem grande de segurança para que as pessoas se previnam de várias doenças. É importante que se faça a vacinação das crianças e das gestantes para que todas tenham a melhor saúde possível. Existem mães que têm dúvidas, que perguntam, porque, infelizmente, existem mesmo as ‘fake news’ das vacinas. E as ‘fake news’ não podem ficar à frente do que a ciência fala. Se a pessoa, porventura, pegar aquele tipo de infecção que é prevenível, mas está vacinada, geralmente os sintomas são mais suaves, mais brandos. A vacinação é segura, eficaz, dentro do que é preconizado pelo Ministério da Saúde”, esclareceu a Drª Marta.

Após a palestra, foi feita a entrega dos kits às gestantes cadastradas. Segundo a Secretaria de Inclusão e Desenvolvimento Social, nesta segunda entrega do ano, 150 gestantes serão beneficiadas. O Programa Cuidar foi criado para atender mulheres, a partir da 34ª semana de gestação, que fazem pré-natal na rede pública, com base em relação enviada pela Secretaria de Saúde. Além de acompanhar e orientar as futuras mães durante o processo de gestação, o programa promove iniciativas voltadas à inclusão social, educação e empregabilidade de membros do núcleo familiar.



Fonte: Jornal Aqui Paulínia

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *