Hortolândia ganha selo do MEC por avanços na educação para relações étnico-raciais – Jornal Aqui Paulínia

Hortolândia ganha selo do MEC por avanços na educação para relações étnico-raciais – Jornal Aqui Paulínia


Prefeitura adota estratégias como formações gratuitas, exposições artístico-culturais, palestras, webinários e produção de materiais didáticos sobre o tema

A rede municipal de ensino de Hortolândia está entre as 48 redes paulistas (47 municipais e 1 estadual) contempladas com o Selo “Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva” de Educação para as Relações Étnico-Raciais, concedido anualmente pelo MEC (Ministério da Educação do Brasil). Trata-se de um reconhecimento público feito pelo Governo Federal às secretarias de educação brasileiras que desenvolvem políticas, programas e ações voltadas à formação de profissionais da educação para a implementação da Lei nº 10.639/2003, que tornou obrigatório o ensino da história e cultura afro-brasileira e indígena nas escolas.

Um dos objetivos da iniciativa é “promover a equidade racial na educação” e valorizar as redes públicas de ensino que “estão fazendo ações que promovem a equidade racial, educação para as relações étnico-raciais e educação escolar quilombola”, segundo o site do MEC. As redes selecionadas poderão inscrever até duas iniciativas e concorrer a um apoio financeiro de R$200.000,00 por projeto, garantindo a continuidade e o aprimoramento das ações propostas. O município pretende concorrer com o projeto “Máscaras africanas: arte, cultura e ancestralidade” (veja abaixo)

Para ser contemplada com o selo, Hortolândia atendeu a critérios estabelecidos pelo MEC. Confira:

  • adesão à Política Nacional de Equidade, Educação para as Relações Étnico-Raciais e Educação Escolar Quilombola;
  • participação no Diagnóstico Equidade, instrumento de pesquisa sobre a implementação da Lei nº 10.639/2003;
  • pontuação superior a 50 pontos no Índice de Formação em Educação para as Relações Étnico-Raciais, requisito para a certificação.

“Receber o Selo Petronilha Beatriz Gonçalves e Silva é um reconhecimento importante do compromisso de Hortolândia com uma educação antirracista e inclusiva. Esse resultado é fruto de um trabalho coletivo, que envolve a formação contínua dos nossos professores, a valorização da cultura afro-brasileira e quilombola no currículo e a promoção de ações que fortalecem esse trabalho em busca de equidade racial. Esperamos continuar avançando nesse trabalho para que nossas escolas sejam espaços de conhecimento, respeito e representatividade para todos”, ressaltou o secretário de Educação, Ciência e Tecnologia, Fernando Morais. 

Temática abordada no dia a dia da escola

Segundo a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia, a temática étnico-racial está presente no cotidiano escolar, em Hortolândia. A fim de promover uma educação mais justa e equânime, a Prefeitura adota diversas estratégias, tais como formações gratuitas voltadas aos profissionais da educação, exposições artístico-culturais, palestras, webinários e a produção de materiais didáticos sobre o tema.

Em 2023, em parceria com o COMPIRH (Conselho Municipal da Promoção da Igualdade Racial de Hortolândia), a Secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia lançou uma exposição de máscaras com referências africanas, produzidas por professores de Arte. A mostra, com 30 peças, tem circulado pelas escolas, impactando cerca de 14,5 mil alunos, educadores e familiares. As peças também foram exibidas ao público em geral no hall do Novo Paço Municipal, em novembro de 2024.



Fonte: Jornal Aqui Paulínia

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *