Evento em Brasília marca os 40 anos do fim da ditadura militar no país

Evento em Brasília marca os 40 anos do fim da ditadura militar no país


Há quarenta anos, o Brasil encerrava um dos mais duros capítulos de sua história. Em quinze de março de 1985, José Sarney tomava posse como vice-presidente do país, enquanto o eleito, Tancredo Neves, estava hospitalizado.  

Neste sábado, um evento em Brasília país marcou os 40 anos da volta da Democracia. Entre os homenageados, José Sarney, que acabou se tornando presidente após a morte de Tancredo. Ao chegar ao evento, Sarney comemorou este como o maior período de democracia, sem rupturas, e lamentou as recentes tentativas de golpe.  

Tancredo e Sarney foram eleitos de forma indireta por um colégio eleitoral em 1985. O juramento constitucional dava fim a um período de autoritarismo, torturas, prisões, mortes e desaparecimentos de quem ousava questionar o regime militar que havia começado em 1964.  

Os 40 anos de redemocratização do país também foram comemorados por autoridades das instituições da República. Na rede social X, o ministro do Supremo Tribunal Federal, Gilmar Mendes, lembrou a posse de Sarney como “um marco do renascimento da democracia diante do autoritarismo dos anos de chumbo”.  

Na mesma rede, a ministra de Relações Institucionais do governo, Gleisi Hoffmann, reforçou a homenagem a Sarney enquanto o país tem que “defender a democracia novamente”.  

Ainda neste sábado, ao citar os recentes episódios de tentativa de golpe, José Sarney, aos 94 anos, foi enfático ao dizer que, mesmo com a democracia fortalecida “o preço da liberdade é a eterna vigilância”.




Fonte: Agência Brasil

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *