Maria do Rosário e Sebastião Melo trocam acusações em debate de Porto Alegre
Maria do Rosário e Sebastião Melo em debate da Band em Porto Alegre
Ticiano Kessler
Durante aproximadamente uma hora e meia, os candidatos da prefeitura de Porto Alegre fizeram um enfrentamento direto no debate realizado pela Band.
O atual prefeito e candidato à reeleição, Sebastião Melo (MDB), e a deputada federal Maria do Rosário (PT) trataram de temas como saúde, educação e transporte público e também apontaram denúncias de corrupção.
A petista apontou em diversos momentos uma investigação de desvio de recursos da área da educação, citando inclusive a prisão de uma ex-secretária da pasta em Porto Alegre. Enquanto o emedebista recordou casos de corrupção envolvendo a legenda da adversária na esfera federal.
O tema da enchente de maio ganhou menos espaço do que no debate do primeiro turno. Maria do Rosário criticou a extinção do Departamento de Esgotos Pluvias ( DEP) e a intenção de privatizar o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), que assumiu nos últimos anos a manutenção do sistema de drenagem da cidade. Melo, por outro lado, apontou que ele é seu governo estão trabalhando de forma concreta para melhorar a proteção à cidade, desde as inundações do primeiro semestre.
A falta de vagas em creches, as filas para atendimento na saúde e o transporte público também foram temas do debate. Os candidatos também reiteram seus apoios na esfera nacional, com a petista ligada ao presidente Lula e o emedebista apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro.