Ferido na Páscoa, pistache morre no Natal – 13/12/2023 – Cozinha Bruta

Ferido na Páscoa, pistache morre no Natal – 13/12/2023 – Cozinha Bruta


Alguns meses atrás, participei de uma degustação de ovos de Páscoa para a Folha. Fiquei surpreso com a quantidade de ovos com pistache –misturado ao chocolate ou, mais frequentemente, na forma de uma pasta esverdeada e muito doce que recheava a casca.

Agora, na bica do Natal, o fenômeno se repete com os panetones.

Influenciadores inundam as redes com atos libidinosos de panetones sendo acariciados e apalpados e esguichando conteúdo verde e gosmento.

O produto mais semelhante a esse creme de pistache é a popular Nutella. Parece que o feitiço da Nutella está desgastado, então os doceiros decidiram apostar em sua versão verde e supostamente mais sofisticada.

Aí está o truque.

Esse creme de pistache não é melhor nem mais chique do que a surrada Nutella de chocolate e avelã. Sequer é verde de verdade.

Pistache moído fica cinzento por dois motivos: 1) ele é tão verde quanto alguns imaginam e; 2) a polpa triturada, exposta ao ar, sofre oxidação. Nada de mais. Mas o povo pesa a mão em corantes, naturais (como a clorofila) ou não, para deixar as coisas de pistache numa tonalidade Shrek.

Além disso, o tal creme de pistache leva toneladas de açúcar, gorduras e leite. Para atender ao paladar dos consumidores de Nutella e para tornar o produto menos caro.

O pistache é um ingrediente fantástico, de sabor delicado que funciona tanto em doces quanto em salgados. Uma pena que tenha sido agredido na Páscoa para ser abatido de vez no Natal.


LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.



Fonte: Folha

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *