A China e os desafios para 2022

A China e os desafios para 2022

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=LPCO5PrNpvY[/bmto]

A economia chinesa cresceu 4% no último trimestre de 2021 na comparação com igual período do ano anterior, num desempenho superior às projeções de mercado. O avanço propiciou expansão de 8,1% no PIB da China no ano passado. Mesmo com esse resultado mais favorável que o esperado, o governo chinês tem sinalizado por políticas de apoio ao crescimento, já com medidas anunciadas desde o fim do ano passado nos campos fiscal, de crédito e monetário.

As diretrizes divulgadas pelo governo chinês ao fim do ano passado indicam preocupação e esforços no sentido de assegurar estabilidade econômica e a manutenção de um crescimento dentro de taxas razoáveis. Ao mesmo tempo indicadores antecedentes qualitativos de janeiro mostram uma desaceleração na largada da economia chinesa no início de 2022.

De que maneira isso pode afetar ainda mais a política econômica e monetária do governo chinês, incluindo as profundas mudanças regulatórias em andamento no país asiático? Como isso impacta o crescimento chinês no curto prazo e o plano de fortalecer o consumo doméstico? Quais os efeitos disso para a economia global e para a demanda por carnes, soja e minério de ferro exportados pelo Brasil? Quais as expectativas que podemos ter com esse país asiático que hoje é o maior destino dos embarques brasileiros e tornou-se grande competidor na disputa pelos mercados sul-americanos?

A Live do Valor desta sexta-feira, dia 11, às 12h, vai debater esses assuntos com o economista Livio Ribeiro, pesquisador do Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (FGV IBRE) e sócio da Consultoria BRCG. Além de falar dos “ventos de proa” enfrentados pela economia chinesa, ele vai explicar também os vários aspectos envolvidos nas mudanças estratégicas da China e como isso vem transformando este país que é a segunda economia mundial e mantém com os Estados Unidos uma disputa pela liderança geopolítica global.

Ribeiro é especializado em China, economia internacional, países emergentes e setor externo brasileiro. Além disso, é consultor em macroeconomia e em avaliação de políticas públicas, tanto no Brasil como no exterior, com projetos em temas como tributação, comércio ilegal de cigarros, mercado imobiliário, desenho institucional e planejamento energético.

A entrevista será conduzida por Marta Watanabe, repórter da Editoria de Brasil do Valor, e transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *