O direito à felicidade no pós-pandemia
[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=VmcLLA96QQs[/bmto]
A Live do Valor desta segunda, dia 29, às 11h, convida o advogado Saul Tourinho Leal para falar sobre o direito à felicidade no pós-pandemia.
A entrevista vai abordar tanto o direito à felicidade do ponto de vista objetivo, a exemplo do direito à saúde, alimentação, segurança, entre outros direitos sociais, como também do ponto de vista subjetivo, que tem relação com sentimentos, o bem-estar.
Esse direito à felicidade mais subjetivo tem se tornado concreto por meio de políticas públicas e decisões judiciais, como a do Supremo Tribunal Federal, ao declarar o direito de casais homoafetivos formalizarem união perante o Estado.
Por outro lado, como ser feliz diante do aumento da desigualdade e prosperidade? Como pensar em políticas públicas que protejam o direito à felicidade em tempos da chamada “política do ódio”?
Tourinho Leal é doutor em Direito Constitucional e professor do IDP (Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa). Foi assessor na Corte Constitucional da África do Sul e da vice-presidência da Suprema Corte de Israel. É autor da obra “Direito à felicidade”.
A entrevista será conduzida pela jornalista Laura Ignacio, editora-assistente de Legislação & Tributos do Valor e transmitida pelo site e pelas páginas do Valor no YouTube e no LinkedIn.