UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO BRASIL – A HISTÓRIA DE ALCEU ELIAS FELDMAN – CRIADOR DA FERTIPAR

UM DOS HOMENS MAIS RICOS DO BRASIL – A HISTÓRIA DE ALCEU ELIAS FELDMAN – CRIADOR DA FERTIPAR

[bmto id=”1″]https://www.youtube.com/watch?v=wdva0A4ACPA[/bmto]

Um dos homens mais ricos do Brasil, o catarinense Alceu Elias Feldman construiu um império em um dos setores que carregam o país: o Agronegócio.

Fundador da Fertipar, Feldman conquistou uma fortuna bilionária… e a sua trajetória traz valiosas lições para todo empreendedor.

Apesar de ser bastante discreto, com poucas informações públicas sobre sua vida pessoal; os relatos sobre a vida do empresário apontam para um ingresso desde jovem no agronegócio.

Enquanto se graduava em Agronomia pela Universidade Federal do Paraná, o futuro empresário começou a trabalhar como vendedor de fertilizantes; atendendo vários fazendeiros em diferentes áreas do Sul do país.

Com a experiência, ele rapidamente entendeu quais eram as necessidades dos agricultores. E ao contrário do senso comum, ele percebeu que as demandas eram diferentes em cada uma das áreas que ele atendia. Uma peculiaridade que não era bem atendida pelas empresas da época.

Nessa imersão, ele também teve acesso a como se dava o funcionamento do mercado de fertilizantes no Brasil.

E um fato lhe chamou muita atenção: de que a imensa maioria das matérias primas dos fertilizantes vendidos no país eram importadas.
Em paralelo, enquanto trabalhava como vendedor, a região Sul do Brasil sofreu muito com as diferentes e extremas condições climáticas que aconteceram a partir de 1975. Dentre elas, uma forte geada que acabou com quase todas as plantações de café no estado do Paraná.

Um prejuízo que foi apurado pela Revista Veja na época; e que indicou que dos 800 milhões de pés de Café, praticamente somente 100 milhões continuaram vivos.

Situação que dizimou a indústria cafeeira na região, e impactou severamente um dos principais motores da economia local.
E em meio a esse cenário desolador, os agricultores paranaenses optaram pelo plantio da soja, ao invés de tentarem recuperar os cafezais. Uma atividade que demandaria uma série de fertilizantes.

Por conhecer as necessidades da nova cultura, e por crer que o cenário de crise poderia ser uma ótima oportunidade; em 1980, Alceu Feldman decidiu uma pequena importadora de fertilizantes, que começaria atendendo os plantadores de soja do Paraná.

Nascia assim a Fertipar; que começou em um galpão alugado na cidade de Paranaguá, no estado do Paraná.

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *