Equipe da Anvisa finaliza inspeção na China na farmacêutica Sinovac

Equipe da Anvisa finaliza inspeção na China na farmacêutica Sinovac

Uma equipe de inspetores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) finalizou nesta sexta-feira o processo de inspeção presencial na China da empresa Sinovac, fabricante da vacina CoronaVac e parceira do Instituto Butantan na elaboração do imunizante, informou o órgão regulador.

A atividade —que ocorreu entre o dia 30 de novembro e esta sexta– tinha por objetivo verificar as boas práticas de fabricação da farmacêutica, um dos requisitos para um eventual registro futuro da vacina.

A agência esclareceu ainda que a conclusão dessa etapa do processo ocorrerá com a emissão do relatório de inspeção pela equipe de inspetores designados pela Anvisa, após a apresentação de informações adicionais decorrentes da inspeção a serem enviadas pelo Butantan.

Segundo o órgão, a previsão é de que a Certificação em Boas Práticas de Fabricação seja concedida entre a última semana de dezembro e a primeira semana de janeiro.

Essa vacina, que no Brasil está sendo desenvolvida pelo governo paulista, tem sido alvo de embate entre o governador do Estado, João Doria (PSDB), e o presidente Jair Bolsonaro.

Na próxima semana, a equipe da agência vai realizar o processo de inspeção também na China da Wuxi Biologics, que é produtora dos insumos utilizados pela vacina da AstraZeneca, que no Brasil será produzida por Fiocruz/Bio-Manguinhos.

Esse imunizante, que é desenvolvido em parceria com a Universidade de Oxford, é a principal aposta do governo federal para a imunização contra Covid-19, uma vez que foi firmado acordo para compra do imunizante e futura transferência de tecnologia para produção nacional.

Fonte: Reuters

Portal de Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.